quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pinturas Corporais

De Craig Tracy

Leva as técnicas de bodypainting a sério? Caso esteja a pensar numa resposta negativa, está na hora de mudar de opinião. Craig Tracy dedica-se inteiramente às pinturas corporais e abriu a primeira galeria de arte do mundo especializada no género. Veja as fotografias.


Provavelmente já todos nós somos familiares às técnicas de bodypainting, quando mais não seja pelos e-mails em cadeia que recebemos com pinturas corporais. No entanto, há que separar as águas: hás as pinturas dos artistas de rua que se fazem no verão para mostrar aos amigos na praia e há aquelas pinturas com potencial de se elevarem a arte. Craig Tracy é claramente um dos segundos casos.

As pinturas deste americano de Nova Orleães filho de pais hippies primam pelo fascínio que causam naqueles que lhes tomam atenção: desenhos perfeitos em modelos humanos que, por vezes, se confundem com as superfícies do cenário. O exemplo mais flagrante é a fotografia do leopardo desenhado metade nas costas de uma rapariga e metade na superfície que se encontrava por detrás dela. Conseguem ver a diferença? Mas há muitas mais imagens a descobrir...


Os pais de Tracy nunca tiveram dúvidas acerca da sua veia artística. Aos 16 anos, já trabalhava muitas horas por semana como ilustrador num centro comercial e formou-se em Belas Artes na Flórida, dedicando-se durante algum tempo ao ramo da publicidade.
No entanto, rapidamente descobriu que não era essa a sua vocação. Gostava de pinturas corporais, mas não levava o assunto a sério por pensar que não se tratava de arte. Após seis anos de relutância, aceitou finalmente que era bodypainting que realmente gostava de fazer e decidiu investir e instruir-se no género. Tornou-se coleccionador e, em 2006, abriu na sua terra natal a primeira galeria de arte do mundo especializada onde podem ser encontrados livros, vídeos, fotografias e todo o tipo de material. No World Body Painting Festival em 2005 ficou em primeiro lugar, repetindo a partir daí a sua participação todos os anos.
É ainda de notar que o processo criativo de Tracy é totalmente espontâneo: quando vê uma modelo, usa as suas formas para se inspirar, demorando por vezes 2 dias a planear a pintura e a interacção com o corpo; depois disso, demora até 9 horas a aplicar a tinta. O resultado está à vista.





                                                                                                        de obviousmag.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário