segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Exposição excessiva em frente ao computador ou TV pode causar problemas de visão


Os principais sintomas são ardência ocular, fadiga visual e visão embaraçada. É preciso dosar o tempo em frente às telas

Alguns cuidados nunca são demais para as pessoas que trabalham o dia todo diante do computador e chegam a suas casas e vão descansar bem em frente à televisão. O que muita gente não sabe é que se expor por muito tempo em frente a ambas as telas pode ocasionar problemas de visão.

Os sintomas tornam-se ainda mais graves quando os profissionais exercem suas funções expostos ao ar condicionado. Este, aliado ao monitor do computador, pode causar o ressecamento dos olhos. O oftalmologista do Centro Completo de Oftalmologia – HCO, Gladston Paiva, orienta que é sempre necessário fazer pausas durante a jornada de trabalho para descansar a visão como forma de evitar problemas com a saúde ocular. Ele recomenda que, pelo menos a cada uma hora diante do monitor, o intervalo seja de, no mínimo, 10 minutos.

Estudos comprovam que aproximadamente 70% de profissionais que desenvolvem atividades em frente ao computador sentem algum tipo de desconforto visual. “Simplesmente ao sentir ardência ou fadiga visual, muitas pessoas evitam procurar atendimento médico ou sempre adiam a consulta oftalmológica. Mesmo àqueles que recorrem a um profissional, às vezes, não nos informa sobre a exposição em frente à tela, e com a falta de informação, leva-se muito tempo de conversa para descobrir a causa do incômodo. É sempre bom dosar o tempo de exposição ao monitor para evitar problemas mais graves”, aconselha o oftalmologista.

Televisão

Mas os cuidados também são necessários no momento do descanso em casa, diante da TV, pois é importante ficar atento a alguns sintomas como visão embaçada, ardor ocular, fadiga visual, ou hiperemia ocular, devido ao excesso de tempo em frente à TV. A distância correta do aparelho também pode ser importante para se evitar problemas com a saúde dos olhos. Gladston Paiva, orienta que a distância indicada de uma TV de 42”, por exemplo, é de pelo menos dois metros.

O oftalmologista também explica que aparelhos LCD, LED e Plasma são mais confortáveis para a visão por possuir tela plana e causam menos fadiga ocular. “Assistir TV, desde que dentro das distâncias adequadas, não gera desconforto, pois não força a acomodação visual. Mas é preciso ficar atento aos filmes legendados que exigem mais da visão pelo simples fato de ler as legendas”, esclarece Paiva. Caso o tempo de exposição em frente à TV cause problemas de visão é aconselhável que se reduza o uso do aparelho e procure um oftalmologista para uma avaliação completa.

                                                                                                       de drvisao.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário