sábado, 13 de agosto de 2011

Duas Vacinas Combatem O Temido HPV

O HPV sigla em inglês para papilomavírus humano, é a doença sexualmente transmissivel (DST) mais popular do mundo . Pelo menos 70% da população mundial já entrou ou algum dia vai entrar em contato com um dos inúmeros tipos desse virus. Mas somente 20% dessa parcela desenvolve a doença. A boa noticia é que desde 2006 existem vacinas para combater as espécies mais horripilantes.


Vírus silencioso - Muitas mulheres podem estar contaminadas por HPV e nunca se dar conta disso. É que ele só se manifesta como doença para algumas pessoas ou quando a nossa imunidade está muito baixa.

Tipos e Sintomas - Existem cerca de 200 tipos de HPV. Alguns são inofensivos e outros causam lesões na pele (braço, boca, ombro etc.). Os de números 6 e 11 provocam verrugas genitais, enquanto os chamados 16,18,31 e 45 não causam sintomas, mas podem evoluir para câncer de colo de útero. Você só descobre se tem ou não fazendo o exame anual papanicolau. E, para saber se é de alto risco (o que causa câncer) ou de baixo risco (que não causa), é preciso fazer outro exame, o de captura hibrida.


Vacina Bivalente - Ela protege contra o vírus do HPV que podem causar câncer e diminui em 80% as chances de se desenvolver a doença. São necessárias três doses,

Vacina Quadrivalente - Ela previne contra a infecção de um número maior de vírus, os que causam câncer e verrugas genitais. Mas sua eficácia é um pouco menor, em torno de 76%. É preciso tomar três injeções num espaço de seis meses . Quem optar por tomar esta não precisa tomar a outra.

Onde Encontrar Vacinas - Por enquanto só é possivel se imunizar contra o HPV em clinicas particulares de vacinação, postos de saúde e hospitais de rede publica ainda não as disponibilizam.

Quanto Tempo Dura - Especialistas acreditam que a imunidade das vacinas dure o resto da vida, mas os estudos ainda não são conclusivos. Mulheres que tomaram a vacina há oito anos e meio, desde quando ela foi criada, não desenvolveram a doença.

A Hora Certa De Tomar - A melhor idade para vacinar-se contra o HPV é antes do inicio da vida sexual, entre 11 e 12 anos. Isso porque quanto mais jovem o organismo, mais anticorpos ele produz. Mas mulheres que já transaram ou que ja tenham contraído o vírus também podem e devem se imunizar, já que a medicação protege contra mais de um tipo do vírus.

Camisinha É Básico - Para quem já foi contaminado, o procedimento não diminui os riscos de transmissão. O melhor é sempre usar camisinha para não passas o HPV adiante e evitar pegar outro dos 200 tipos de contágio, incluindo preliminares e sexo oral. Basta ter atrito com a mucosa infectada.

Grupo de Risco - No Brasil são recomendadas para mulheres entre 9 e 26 anos, grupo considerado de maior risco de incidência da doença. Mas quem tem mais de 26 anos também pode tomar, desde que com receita médica.

                                                                                                         de dicasfemininas.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário