sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Como criar uma coreografia

Texto traduzido do ingles.

1) Selecione Música

É realmente fácil de se atolar nessa parte, mas a música perfeita não irá magicamente salvá-lo de ser chato ou de dança mal. Se você está tendo problemas para decidir entre várias peças agradável, escolha a mais curta. Todo mundo vai amá-lo por isso. Como solista início, achei que era interessante por não mais de três minutos - e eu tenho certeza que eu superestimado mim mesmo!

Se você está tendo dificuldades para encontrar a música em tudo, ver a minha construção de uma coleção de músicas de página para algumas sugestões.

Olhar para a música com muitas mudanças . Partes lentas, peças, pedaços e pedaços Drummy swoopy são mais fáceis de coreografar de uma canção pop com uma batida de condução constante.

--------------------------------------------------------------------------------

2) Investigação da sua música
O próximo passo é levar algum tempo a descobrir um pouco mais sobre esse pedaço de música - quando você ouvi-la mais e mais! Seu professor ea internet são seus melhores amigos para esta parte, embora alguns CDs têm encarte maravilhoso também.

Você sabe o que é estilo - folclore, pop, Oriental, tambor, turcos, egípcios, tribais?

Quem é o artista? Você pode descobrir mais sobre ele / ela com uma pesquisa no google?

Qual é a sua música? Encarte que vêm com CDs são algumas vezes útil com isso. Se a música tem letra, ou se é uma versão instrumental de uma música que originalmente tinha as letras, tente grafia diferente do seu título da música no google.

Quais são os ritmos em sua música? Se é uma canção pop, é provavelmente na maior parte maksoum ou Saidi, mas se é uma peça mais complexa os ritmos podem mudar muita coisa e poderia até indicar diferentes passos de dança folclórica.

Que instrumentos você ouve na música? São folclóricos, orquestra, moderna? Seu traje e estilo de dança seria diferente para uma peça com mizmar e rebab do que para uma com violino e acordeão.
Encontrar exemplos de outros que já dançou sua música no youtube pode ser inspiradora ou poderia vos engane ... você decide!

--------------------------------------------------------------------------------

3) Divida a peça em seções manejáveis

Acho que 20-30 segundo "bits" são os mais fáceis de gerir, mas olhar para os lugares lógicos para dividir.
Ouça a estrutura / repetição. Canções pop geralmente têm uma introdução, os versos que se repetem a mesma melodia com letras diferentes, e refrões que se repetem textualmente. às vezes, há também um interlúdio instrumental ou de uma "ponte" para quebrar a repetição.

Composições orientais geralmente pode ser dividido pelo ritmo. Uma abertura, em seguida, uma entrada (muitas vezes um ritmo rápido ayoub ou malfouf), em seguida, seções com diferentes tempos ou bits folclórico. Se você é um novato no solando, você pode não saber todos os ritmos pelo nome ainda, mas você provavelmente vai achar útil para verificar se você sente que está a ouvir duas batidas, 4 batidas (mais comum), 8 batidas , 3 batidas, ou pelo menos se o ritmo é lento ou rápido.

Usar qualquer método de documentar que funciona bem para você. Marcadores de tempo (ou seja 01:33-02:10) são uma ótima maneira de escrever as suas seções. Eu também gosto de usar descritores com base em letras misheard ou a "sensação" de cada seção.

Aqui está um exemplo de uma peça que eu estou trabalhando no momento. Lembre-se, é assim que eu faço o meu notação, que certamente não torná-lo o caminho certo ou o melhor caminho. Anote as coisas que são significativas para você. (Esta peça é muito mais do que você provavelmente estaria usando como solista início, assim que sua lista pode ser apenas metade deste tempo!)

0 - Overture (posso cortar esse baixo?)
: 40 - Entrada (malfuuf)
01:05 - bit Drummy, melodia entrada repetir
01:48 - Saidi entra, então melodia 2
02:27 - Masmoudi, com melodia tilintante
02:58 - melodia repetir 2 com acentos
03:17 - Saidi, swoopy melodia
03:55 - continua, mais forte percussão
4:09 - malfouf, violins, dramatic cymbals

Pouco mais de 6 shimmery batidas - 04:25
04:50 - Malfouf, violinos melodia w / acentos
05:13 - reprise de entrada como finale
05:33 - Drummy bits, arco, violinos aumento

--------------------------------------------------------------------------------

4) Planeje seu primeiro os pés

Este é o conselho coreografia MELHOR único que eu já recebi!

Como você vai chegar no palco? Os novatos são sempre tentado a começar no palco, mas acreditem, depois de experimentar andar na frente do público para chegar ao seu 'spot', sem música, você não vai querer fazer isso de novo!

Quando você vai viajar? Quando você vai ficar parado? A música deve dar-lhe sentimentos fortes sobre isso, e você precisa confiar naqueles. Não adivinhar-se, não há resposta certa ou errada. Você pode achar que suas seções são agora ainda mais dividido, porque você pode estar viajando para a parte de uma seção e parado para parte.

No início, não se esqueça de et um pouco de música a passar. 20 segundos ou assim é quase perfeito. Entrar com um bom passo viajando. Se for de todo possível, com seu círculo de música do palco uma ou duas vezes para "saudar" o seu público no início de sua peça. Manter as coisas simples e lenta no início. Ele vai fazer você parecer mais calma e na posse do palco, e dá ao público a tomar o tempo em seu traje e aparência.

Uma vez que você decidir quando viajar, descobrir onde você está indo. É típico de fazer um grande círculo ou dois em torno de seu estágio no início, talvez parando para fazer alguns movimentos de pé aqui e ali ao longo do caminho. A maioria dos bailarinos vão visitar os cantos da frente do palco, talvez viajar um pouco de lado a lado ou em círculos. Há também a figura 8s, praças ou espirais a considerar. É OK para mover de lado a lado no palco e dançar para os cantos e as seções centro da platéia, mas fazendo muito desse padrão um é uma armadilha a evitar. Alguns dançarinos pulam de um lado para outro para sua música inteira.

Você pode encontrar a parte mais dramática de sua música? (Geralmente cerca de três quartos do caminho para a música, seguido de uma reprise da melodia principal e depois um final / saída). Você provavelmente vai querer ser o centro morto no palco para essa parte, ou frente e no centro. Eu gosto de traçar o meu modo de viajar que eu estou no centro do palco para trás à direita antes do Momento Drama, em seguida, viajar para a frente ou em espiral para tomar o meu lugar central. Então, para descobrir quando você quer estar na frente / center permite mapear as seções que antecederam aquele momento também.

Veja se você pode coreografar o seu final para incluir curvando-se e viajar fora do palco, no final também.

--------------------------------------------------------------------------------

Então, agora você tem uma peça de música dividida em seções. Você tem seções de viajar no início e no fim, e no meio está viajando seções intercaladas com momentos você vai estar dançando no local. Parabéns! Seu esqueleto está no local e seu trabalho é, provavelmente, metade feito. Comemore um pouco. Pat sozinho nas costas. Faça uma pausa!

--------------------------------------------------------------------------------

5) Caracterizar cada subdivisão

Com meus alunos, eu uso "afiada" e "suave" como o mais simples, as categorias mais amplo. É a música nesta rodada seção, liso, fluindo? Ou é crisp, afiado, percussão?

Usando apenas a divisão desses dois, você vai ter seções que são 'viagem tranqüila "," viagens afiada', 'suave estacionária "e" estacionária afiada. " O que move você sabe para viagem tranqüila? (Camelos, círculos viajar ou 8s, voltas, etc) Para viagens afiados? (Caminhada egípcio, caminhando com torções ou quedas caixa torácica). Você pode aplicá-los às seções da viagem?

Faça o mesmo para os segmentos estacionários. Deixe a música te dizer o que fazer. Ribcage Crisp e isolamentos hip? Ondulações pegajosos e 8s figura? Shimmies? É na música. Confie em si mesmo para entender o que você ouve.

Claro, você pode ser mais descritivo do que apenas suave e nítida. Costumo dizer também grande, pequeno, swoopy, calafrios, spinny, batata frita, ascendente ou descendente, etc.

Às vezes você vai querer misturar combinação pouco de bom-bom-bom-sharp-afiada. Ou, se você estiver mais avançado, bateu um acento agudo em alguns tambores pesados ​​enquanto dança suavemente para a melodia.

É OK para deixar algumas partes aberta para a improvisação, mesmo dentro de uma coreografia, especialmente se você está fazendo isolamentos pé detalhadas. É SEU Choreo, ele pode ser tão estruturado ou solto como você quer.

--------------------------------------------------------------------------------

6) Escreva os passos para cada seção.

Neste ponto, esta parte deve tornar-se bastante simples! Suponha que você precisa de um bom passo em direção ao centro vai viajar nos bastidores para a seção que começa às 1:20, por exemplo - basta escolher um e anotá-la. Ele não tem que ser o passo perfeito. Na verdade, você pode alterá-lo posteriormente.

Se você tiver o iTunes ou um programa de músicas similares em seu computador, você pode configurá-lo para jogar apenas uma seção. No iTunes, clique direito sobre o seu título da música, escolha a opção 'Get Info' e depois clique na guia 'opções'. Definir o seu início e término. Então você pode escolher 'repeat one' no menu do seu 'controles' para fazer essa seção de jogar mais e mais. Continue dançando até algo que você gosta sai do seu corpo. Anotá-la.

Algumas pessoas gostam de contar as medidas. Eu faço isso quando estou coreografando para o meu grupo, mas não tanto para mim. Para fazer isso, eu apenas jogar a seção e ver quantas batidas eu conto out (normalmente em conjuntos de 8). Então, eu poderia escrever que há 10 conjuntos de 8 nesta seção, e eu quero viajar para 4X8, ficar parado por 2X8, em seguida, viajar para 4X8.

Eu não preciso de quase que a estrutura tanto para se comunicar comigo mesmo.

Trabalhar em uma pequena seção de cada vez. É muito menos difícil de chegar a passos de 20 segundos de música do que por 3 minutos!

'Não se preocupe muito sobre como escrever cada etapa. Use o que as palavras são significativas para você. Se um exemplo ajudaria, você pode conferir o Choreo notas que dou aos meus alunos aqui .

--------------------------------------------------------------------------------

7) Mantenha-o interessante

Mapear movimentos que ir com a música é apenas uma parte do trabalho de criação de uma dança. Você também tem que pensar sobre o seu público. Você quer criar algo que é divertido para eles para assistir!

Há probabilidade de ser a repetição em sua música, e é perfeitamente aceitável que os passos de dança para também repetir. Na verdade, ele ajuda a dar a sua estrutura de dança. Mas você pode tentar enfrentar diferentes direções, utilizando posições de braço / padrões diferentes, adicionando um shimmy etc, para manter a sua repetição de sentir .... repetitivo!

Você pode ter um par de Moves Drama - spins, backbends, drops, humor, truques prop, joga o cabelo, shimmy seqüências - o que você é bom no que você acha que o público pode achar divertido? Polvilhe um movimento drama ou dois através da dança. Não exagere, uma dança cheio de truques véu não é uma dança e não é divertido de assistir.

Deixar o público vê-lo de todos os ângulos . Não apenas o rosto da platéia e do lado de viagens para o outro. Quando você está em uma linha de viagem - vamos dizer que um grande círculo em volta do palco - você pode estar enfrentando a platéia o tempo todo ou você pode ser de frente para a direção que você está viajando. É uma escolha. Virando-se e dançando de costas para o público um pouco é surpreendentemente dramático. Seus braços poderiam ser gerais, atravessou o seu peito (escondido da vista), ou levantando seu cabelo. Você pode manter a parte traseira de sua cabeça para o público (dica: olhando para cima dá uma linha melhor corpo) ou espreitar por cima do ombro para eles.

Lento. caminho. . descer Tente mover o intervalo para o ritmo - ou mesmo em pé completamente imóvel por segundo!

Use o espaço em torno de seu corpo . Não enfrente o público desprevenido com os braços na segunda o tempo todo como uma planta de casa. Chegar com um braço, esticar uma perna, vire e olhe sobre seu ombro, o rosto nas costas, variam seus braços, dobre o tronco, uma greve variedade de poses. Use os níveis - até chegar, agache-se, mais magra ...

--------------------------------------------------------------------------------

8) Mente os detalhes
Braços . Não deixá-los ao acaso. Para o seu solo de primeira ou segunda posições do braço estão bem. Depois disso, pense sobre os padrões de braço, os braços se movendo graciosamente através de posições como você se move.

Linhas do corpo - a sua cabeça e pés são parte do seu corpo. Onde você está olhando durante cada etapa? Na audiência, na parte do corpo que está trabalhando para ajudá-los a saber onde procurar, na direção da viagem? Fazer o seu pé olhar gracioso? Você pode mudar o seu peso, reposicionar um pé, etc, para ter uma melhor linha?

--------------------------------------------------------------------------------

9) Flesh-lo

Você tem agora 'rascunho'. Coreografia Os detalhes vêm com a prática / repetição.

Você vai descobrir novos acentos e riqueza em sua música como você pratica, sinta-se livre para adicionar floresce.

Videotape-se quem puder! Faça sua dança 3X em uma linha com o funcionamento da câmera, então vê-los todos em uma linha e fazer anotações sobre o que você vê.

                                                                     de bellydancestuff

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário